HISTÓRICO

HISTÓRICO DA GUARDA MUNICIPAL DE LARANJAL DO JARI
 
A Guarda Municipal de Laranjal do Jari (GMLJ) foi criada através da Lei 181 de 22 de outubro de 2002, no entanto só após a realização do Concurso Público de 2008, é que de fato foi instituída, sendo que antes do citado concurso a Guarda Municipal era composta de contratados.
Logo após a posse dos 130 guardas municipais concursados, houve a realização do 1º curso de formação da GM, que foi realizado no quartel da Policia Militar de Laranjal do Jari, a partir de então os GMs foram designados para os postos de serviço no município, porém, diante da necessidade foram chamados mais 30 guardas, na ocasião foi realizado o 2º CFGM ministrado pela equipe do CFA sob o comando do Major Laurelino, posteriormente foram incorporados outros 27 guardas, em seguida ocorreu o 3º CFGM, somados aos demais perfizeram um total de 213 Guardas Municipais, treinados e capacitados para exercerem as suas funções dentro do âmbito municipal.
            O comando da Guarda Municipal, tem se empenhado tanto na esfera municipal quanto na esfera estadual e federal para viabilizar condições para o efetivo exercício das funções que atinem ao cargo de guarda Patrimonial, de Trânsito e Ambiental.
            Hoje, a Guarda Municipal age de fato como força auxiliar de segurança pública, pois nos eventos realizados no município, além da Polícia Militar e a Polícia Civil a população pode contar com o efetivo da GM, prova disso é a atuação dos GMs no Carnaval, no Laranjal Verão e em outros eventos.
Atualmente a GMLJ é composta por 191 guardas municipais divididos em três pelotões: Patrimônio, Trânsito e Ambiental. Estando sob o comando do Major Adilton de Araújo Corrêa, além de 04 inspetores e 02 administrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário